segunda-feira, junho 13, 2005

Adeus, Poeta

Não sei falar dos teus olhos senão chorando-te enquanto te despedes nas palavras que não mais sairão de ti. Paralela ao mundo que ziguezagueia o teu nome em toda a parte, procuro nos meus poemas todos os teus traços que bebi desde que contigo me cruzei.

Uma pausa, em silêncio, lembrando os momentos que não fomos e o arrependimento não sei de quê. Talvez da rosa que hoje não beijo sobre ti, talvez do amor que tão bem escreves - escrevias - à riqueza da simplicidade que mora contigo.

Pai dos meus versos, porque todos nós somos fruto das nossas referências, dos nossos heróis. E talvez Adeus, com dor, porque apesar das palavras que ficam, não mais a caneta se erguerá nos teus dedos pousados.

.

.

.

Adeus
Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chegapara afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquina
sem esperas inúteis.
Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu ladotodas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olho
seram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.
Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certezade que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nomeno silêncio do meu coração.N
ão temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.
Adeus.
Eugénio de Andrade

5 Comentários:

Às 7:42 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Fizeste-me chorar, assim como a sua ausência o faz. Felizmente a sua poesia nunca irá morrer. Não está condicionada à fragil existência humana. E todos os seus versos irão viver eternamente, enquanto houve pessoas que realmente os sintam.
E eu sinto e sei que tu também.
Fica a saudade da força que os seus poemas tantas vezes nos deram.. ou a fragilidade de saber que outro alguém sentia exactamente aquelas palavras que os nosso gritos mudos não conseguiam expressar.
Hoje fico em ti, para que mais nenhuma ausência me vença o adormecer.

*dmt*

 
Às 12:15 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"...vou voar com as aves"
disse ele um dia.
Foi o que ele fez hoje.

AtrásDOvidro

 
Às 12:24 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"Tu já tinhas um nome, e eu não sei
se eras fonte ou brisa ou mar ou flor.
Nos meus versos chamar-te-ei amor."

E.A.

*

 
Às 3:13 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Então? Tudo em cima?

 
Às 5:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"Havia
uma palavra
no escuro.
Minúscula.Ignorada.
Martelava no escuro.
Martelava
no chão da água.
Do fundo do tempo,
martelava.
contra o muro.
Uma palavra.
No escuro.
Que me chamava."

Eugénio de Andrade

*<3*

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial