terça-feira, outubro 09, 2007

O que se deixa acontecer.

É demais o mundo à espera de decisão. O nosso poder contextualizado numa sociedade que arrefece os dias vendendo a ideia barata de que os fogões já fazem tudo sozinhos e as famílias mais felizes. Junta-se o ócio do sistema à procura de solução sem sair da secretária. As gentes protestando lá fora, do outro lado do vidro duplo, ou triplo, e da muralha ruidosa que se perde no asfalto. Bactérias sexagenárias ainda espreitam à mercê dos mais fracos vincando os espaços editoriais. Ou do país. O péssimo uso do poder que se impõe em liberdade disfarçada, na hipocrisia de esquinas que todos fingimos não perceber.
Discute-se ao jantar o estado do jornalismo em Portugal, puro tempo estendido ao tecto. A roupa entra na máquina para lavar quando está suja e quando, por engano, se juntam cores, não há nada que remova o que tingiu o quê. Atrapalha-se o garrido como a verdade, o fundo da questão cada vez mais incongruente e fugaz.
Parem para pensar sozinhos. A primazia passa agora por direccionar o caminho que já corre nos temperos da sociedade, fugindo ao comodismo de ficar a debater e magicar qual será a solução. Solução do quê? Nada está errado porque nunca esteve certo. O caminho é este e já não há volta a dar. A dificuldade reside agora em adaptar o ontem ao desconhecido e andar para a frente, tentar sobreviver nesta selva indefinida com nuances deslumbrantes. O país já não é o mesmo, o tempo também não. Mas foi o ciclo que deixámos acontecer e com o qual temos de aprender a lidar, ao invés de continuarmos presos à ilusão de que o carro voltará a ser carroça.

2 Comentários:

Às 2:47 da manhã , Blogger Ruca disse...

Mesmo as decisões mais faceis tem de ser pensadas. Não vale a pena mudar só por mudar, leva tempo toda e qualquer mudança. Só tens de acreditar que essa mudança é possivel. Se todos agirmos assim, essa mudança, para o bem de todos, é mais que inevitavel! E que mal tinha andarmos de novo de carroça? Era menos poluição no mundo, o que prova, que ás vezes a mudança, trás outras consequências. Se calhar perdi-me neste meu pensamento em forma de comment, mas aqui fica uma ideia do que penso!

Ps: Olho para ti e para a tua escrita, e vejo uma mulher segura e determinada. És um orgulho para mim, este que te ker tão bem!!!

 
Às 1:20 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"Se tudo pode acontecer
Se pode acontecer
Qualquer coisa
Um deserto florescer
Uma nuvem cheia não chover[...]"

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial